quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Tengu & Kotengu

 

Tengu são criaturas fantásticas do folclore japonês, uma espécie de goblin cujas lendas possuem traços tanto da religião budista quanto xintoísta. Habitam florestas e montanhas. O traço físico mais marcante dos tengus é o nariz comprido. A maioria deles também tem barba. Alguns tengus têm cabeça de pássaro — esses eram tidos como grandes artistas marciais.

Acreditava-se que possuíam vários poderes sobrenaturais, entre eles a capacidade de mudar de forma, ventriloquismo, teletransporte, telecinese e a habilidade singular de penetrar no sonho dos mortais. O tengu é um guerreiro habilidoso, mas sua principal diversão é causar desordem. Eles gostam de pregar peças em sacerdotes budistas que incorrem no pecado do orgulho, as autoridades que usam seu poder ou sabedoria para adquirir fama e os samurais que se tornavam arrogantes. Algumas fontes consideram que pessoas que apresentavam esse tipo de mau comportamento é que se tornavam tengu ao reencarnar. Os tengus antipatizam com aqueles que contrariam as leis do Dharma.

 
O outro tipo é conhecido como kotengu ou karasutengu, karasu significa corvo, ele é relacionado com as aves de oração. Enquanto o daitengu causava problemas a sociedade humana, o kotengu levava outros tipos de problemas, em algumas histórias ele devorava pessoas.

Dizem que ele é a representação antiga dos daitengus e sua aparência foi evoluindo com o nariz e orelhas longas. Primeiro era representado nas histórias como aves, depois humanos com cabeça de ave e depois pelas longas orelhas e nariz.

Nos séculos 9 e 10, eles são vistos como demônios da montanha trapaceiros, fazendo coisas relacionadas aos yokais, enganado as pessoas a entrarem nas montanhas com música, jogando pedras na casas e amedrontando em forma de fantasma.

Alguns tengus possuíam pessoas e elas começavam a ter habilidades que não tinham, como escrever kanjis. Geralmente, tudo o que acontecia de misterioso ou inexplicável era atribuído a eles.

Em uma história do folclore japonês, um budha apareceu em uma árvore, rodeado de flores em dia com chuva e luminosidade. Um homem sábio desconfiou, sentou e o encarou por uma hora, o poder do tengu enfraqueceu, transformando seus poderes em centelha, caindo com as asas quebradas.

Nos séculos 11 e 12, muitas lendas do tengu apareceram e constantemente apareciam para os monges em forma de Budha para enganá-los, muitos eram desviados de seus caminhos de iluminação, ou eram atraídos para ter os poderes dos tengus.

Em uma lenda, um monge curou um imperador doente, com seus poderes adquiridos do tengu em busca de reconhecimento. O monge logo caiu em amargura e profundo arrependimento, pois ao adquirir os poderes, ele não poderia mais seguir o caminho da iluminação. No século 12, muitos diziam que os maus monges encarariam o demônio após a morte.

Ao longo dos tempos, o tengu foi associado a ataques a pessoas comuns também, causando cegueira ao tapar os olhos das pessoas com suas asas, raptando crianças e jogando pessoas do céu. Mas existem relatos de tengus bondosos também, atuando como protetores das florestas que se enfureciam apenas quando cortavam árvores ou destruíam a natureza.




Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tengu

https://coisasdojapao.com/2017/03/folclore-japones-conheca-o-tengu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que eu puder respondê-lo. Seja paciente? Dependendo da quantidade de comentários, pode demorar um pouco. Se quiser enviar relatos, mande um e-mail para adancadasfadas@gmail.com