quarta-feira, 26 de março de 2014

Bakeneko


Um Bakeneko  é,no folclore japonês,um gato com habilidades sobrenaturais,semelhante á um kitsune ou um tanuki.
Há várias formas de um gato doméstico se tornar um Bakeneko:

    Atingindo uma certa idade;
    Sendo mantindo preso por um certo número de anos;
    Crescendo até um certo tamanho;
    Tendo uma cauda muito grande.


No último caso, a cauda se divide em duas e o Bakeneko é então chamado de nekomata ("Gato dividido") e tendo os seus poderes incrivelmente ampliados. Essa superstição pode ter algum relacionamento com o cruzamento de Bobtail Japonês, pois se diz que a maneira mais fácil de evitar que um gato se transforme em um nekomata é cortando o seu rabo antes que seja tarde demais.

     Um Bakeneko vai assombrar qualquer casa na qual ele for mantido, e sendo um Youkai, ele demonstra varios poderes mágicos criando bolas de fogo fantasmagóricas, causando pesadelos, andando sobre duas pernas, e mudando sua forma na de um humano, e até devorando seu próprio dono para tomar seu lugar, embora eles tambem sejam capazes de assumir outras formas como uma segunda lua no céu. Ele também representa um perigo se entrar em uma sala onde haja um cadáver, pois acredita-se que ele reanimar o corpo se pular sobre este, e há mitos que fale de bakenekos capazes de conjurar tempestades. Quando finalmente morto, seu corpo pode ter até 1,50 metros de comprimento.

   Apesar dessa conotação negativa, nem todos os mitos sobre bakenekos os retratam como maus. De fato, existem historias de Bakenekos fiéis aos seus donos, como o gato de um sacerdote budista que o ajudou a salvar seu templo da falência, ou o gato de uma geisha que a salvou de uma cobra venenosa. No entanto, apesar dessas qualidades positivas, a natureza animal e sobrenatural fazem do bakeneko um ser perigoso e vingativo mesmo em suas versões mais benevolentes. Um exemplo disso é o mito de um velho casal sem filhos que trataram seu gato com tanto carinho e respeito que este se transformou em uma jovem mulher que trouxe muitas riquezas com ela e viveu com eles como uma filha adotiva. Porém, um dos seus namorados descobre a verdadeira natureza da bakeneko e, apesar dela implorar para ele guardar o segredo, ele não conseque se segurar e fala a verdade para um pescador em um pier. Sabendo de sua traição, ela apareceu junto com um trovoada e, na forma de um gato gigante, rasgou seu namorado em tiras.

    Um Bakeneko é semelhante a um gato comum, no entanto,ele tem alguns poderes, como conseguir andar normalmente sobre duas patas,falar a língua humana,se transformar em um ser humano,além de criar bolas de fogo.
Alguns Bakenekos também podem ter três ou sete caudas.Quando um bakeneko tem duas caudas,ele é chamado de nekomata .Um bakeneko pode ser tão bom quanto mal. Se ele for mal,ele pode até devorar seu dono. Mas geralmente,os bakenekos são bons,e protegem a casa onde vivem. Alguns dizem que bakenekos se transformam em homens e mulheres para se tornarem esposas/maridos de pessoas solitárias,ou crianças, para casais que não podem ter filhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que eu puder respondê-lo. Seja paciente? Dependendo da quantidade de comentários, pode demorar um pouco. Se quiser enviar relatos, mande um e-mail para adancadasfadas@gmail.com